3

Receita de moqueca da Bru!

Posted on segunda-feira, 22 de abril de 2013

Bom dia leitoras queridas! Como foi o final de semana? Chato que acaba né, mas faz parte..

Hoje vou passar uma receita de moqueca de peixe e camarão que fiz neste sábado para a minha família e ficou uma delícia! Muita gente pensa que moqueca é um prato complicado de fazer, gente, juro, é muitooo fácil! Depois que você faz uma vez e pega o jeito, não tem como errar. O segredo de uma boa moqueca são ingredientes fresquinhos, mas se você não mora em cidade de praia ou que ofereça esses produtos frescos, os congelados de qualidade quebram o galho. Neste final de semana recebemos a família em peso, então fiz uma receita bem grande, para 12 pessoas. 

Moqueca de peixe e camarão:

- 2,5 de peixe fresco - Usei congrio rosa porque era o mais fresco, mas dá para usar garoupa em postas ou filés. 
- 1 kg de camarão médio - O que eu comprei estava mais para pequeno do que médio, mas não tinha outra opção e ficou ótimo.
- 05 kg de camarão com casca grande 
- 2 pimentões vermelhos grandes, 2 pimentões amarelos grandes, 1 pimentão verde grande.
- 4 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 6 tomates médios cortados em rodelas
- 2 vidrinhos de leite de coco
- 1 vidrinho de azeite de dendê (200ml)
- Azeite de oliva
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Salsinha fresca para decorar
- 1 alho picado

Modo de preparo: 

Fatie todos os legumes (cebolas, pimentões, tomates e alho) e coloque-os em vasilhas separadas. Lembre-se, a organização e limpeza da cozinha é sempre importante! 

Adoro pratos coloridos, dá ainda mais vontade de comer!
Em uma tábua grande corte o peixe em filés médios, de aproximadamente 4 dedos de largura. Tempere-os com sal e pimenta do reino e reserve. Tempere separadamente os camarões menores com sal e pimenta, e depois os com casca, neste adicione o alho também. 

Nesta foto apenas o peixe estava temperado. Além desta tábua de peixe, tinha mais duas, então não achem que era só isso! 

Agora a parte mais fácil, a montagem da moqueca: em uma panela grande e funda (o ideal são aquelas panelas de barro, mas se você não tem, adapte como eu fiz) adicione um fio de azeite de dendê generoso, e faça uma camada com as cebolas em rodelas. Tempere com um pouquinho de sal e faça uma nova camada com o tomate, e depois o peixe. Coloque mais um fio de azeite de dendê e adicione os pimentões coloridos, pode misturá-los se quiser. O número de camadas depende muito do tamanho da panela, nas minhas (fiz duas) deu apenas uma camada de cada ingrediente. Após terminar a montagem, tempere mais uma vez com sal e pimenta os legumes de cima. 

Cozinheira em ação: montando a moqueca.

Abra os vidrinhos de leite de coco e adicione nas panelas de forma regular, em círculos de fora para dentro. 

A moqueca fica assim antes de ir para o fogo.

Coloque a panela da moqueca com tampa no fogo médio, por aproximadamente 20 minutos. Se você utilizar um peixe mais grosso, como postas por exemplo, cozinhe por 30 minutos. Depois de 20 minutos a moqueca já estará quase pronta, e terá formado um caldo borbulhante e delicioso. Adicione o camarão sem casca por cima da moqueca, e mexa delicadamente (sem quebrar o peixe) para que ele seja incorporado ao molho. Cozinhe por mais 10 minutos e está pronta. 

Montagem: O camarão com casca deve ser frito em uma frigideira com um pouquinho de azeite de dendê, por aproximadamente 3 min. Quando estiver dourado tire e reserve. Antes de servir, coloque os camarões fritos em cima da moqueca e decore com salsinha fresca. 


Sirva a moqueca com arroz branco, uma salada variada e é claro, uma farofa de dendê! Não se assustem com o amarelo que fica em cima, é normal que o óleo suba para a superfície. A quantidade de azeite é opcional, você pode reduzir se quiser uma versão mais leve, assim como usar um leite de coco light.

Bom apetite! Se fizerem em casa quero saber como ficou!

Beijos,

Bru Oliveira S.

Discussion

wibiya widget