3

Receitinha: Sopa de abóbora com gengibre

Posted on sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bom dia leitoras, 

hoje eu penei pra levantar da cama, mas quando vi o dia lindoo que estava aqui em Floripa, meu ânimo ficou uma maravilha! Fui pra academia, voltei, fiz suco saudável, vim trabalhar e aqui estou pra dar mais uma dica, dessa vez bem light. O inverno está chegando e parece que a nossa fome triplica, ainda mais de coisas gordas e deliciosas. Há um tempo atrás aprendi essa receita de sopa de abóbora com gengibre super fácil de fazer, e que é divina. A minha referência foi a receita da apresentadora Rita Lobo, do GNT, que tem o programa cozinha prática. Eu fiz algumas pequenas alterações na receita dela, espero que vocês gostem! Ah, de qualquer forma vocês podem conferir o  vídeo dela AQUI  pra quem não tiver muita prática, pois ele é bem bom.

Sopa de abóbora com gengibre

Ingredientes: 

½ abóbora japonesa
Pedaço de 5 cm de gengibre 
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1 talo de alho poró picado


1 cenoura picada

1 ½ litro de água 
Sal e pimenta-do-reino (a gosto)
50 ml de leite de coco (opcional)
Azeite (a gosto)


Essa é a abóbora japonesa. Se você encontrar já descascada e em pedaços pode comprar também, vai deixar a receita ainda mais fácil. 
Modo de preparo: 
Lave bem a metade da abóbora sob água corrente. Numa panela, coloque duas xícaras de água, a abóbora e leve para o fogo médio. Deixe cozinhar por 10 minutos: isso fará com que a casca saia facilmente. Enquanto isso, lave,descasque e fatie o gengibre. Descasque o alho e a cebola. Corte a cebolas em pedaços displicentes. 

 Transfira a abóbora pré-cozida para uma tábua e, com o descascador de legumes, retire a casca. Deixe reservada a panela e a água que cozinhou a abóbora, pois você irá reutilizar. 

Com a água da abóbora e o outro litro de água que faltava, faça um caldo com a cenoura picada, uma das cebolas e o alho poró. Não precisa picar nada muito pequeno. Espere ferver por aproximadamente 15 minutos e retire os legumes com uma peneira. 

Em uma outra panela, frite a cebola e o alho picado com azeite de oliva. quando estiverem dourados, acrescente o caldo, o gengibre e a abóbora em cubos. Leve ao fogo médio e, assim que começar a ferver, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos. Misture o leite de coco, tempere com sal e pimenta do reino e bata tudo no liquidificador. Se não couber tudo, bata em etapas.  Com um pano de prato dobrado, segure bem firme para o vapor quente não abrir a tampa do liquidificador.  Regue com o merecido fio de azeite e sirva!

Essa receita dá pra uma refeição de 4 a 5 pessoas, dependendo da fome. Se quiser fazer para guardar e comer por mais dias, faça o dobro. 

Dicas extras: Se quiser acompanhar com um carboidrato como pão, faça croutons com pão integral ou pipoca, como a Rita fala no vídeo, fica uma delícia. 



Essa foto peguei na internet ta gente? Faz um tempo que não faço a receita, mas agora que ta começando a esfriar ela já entrará no cardápio lá de casa.


Espero que testem e aprovem! Quero saber depois como ficou!

Beijos,
Bru Oliveira S. 

Discussion

  1. Essa sopinha e muito boa,,gosto dela bem cremosa!!!!

    ResponderExcluir
  2. nossa nesse frio é perfeito ! vou fazer

    ResponderExcluir
  3. Brubs não tinha visto essa receitinha aqui, deve ficar uma delicia com leite de coco, nunca coloquei na minha, da próxima vou testar!!!

    ResponderExcluir

wibiya widget