0

Receitinha da Duda - Ceviche de Atum

Posted on quinta-feira, 2 de maio de 2013

Bom dia leitoras, como estão?

Todas voltando de um feriado rápido, que celebra a dedicação dos trabalhadores brasileiros, merecido ná? Eu fiquei beem de preguiça, espero que todas tenham descansado. No domingo passado tive um aniversário de uma amiga muuuito especial, mas tenho que dizer, especial mesmo foi o almoço top que ela fez para nós, 15 amigas no total. O menu fez tanto sucesso que resolvi pegar uma das receitas e passar aqui, atendendo a pedidos hehe. Como a Duda cozinha meio de olho, sem muitas medidas, pedi a ela os ingredientes e vou passar as quantidades que acredito que serão suficientes, mas durante a receita é sempre bom ir provando pra ver se está do seu gosto.

Ceviche de atum - 4 pessoas
1 kg de atum fresco e limpo
4 limões
4 colheres de café de alcaparras
2 cebolas médias ou 1 grande (se preferir use a cebola roxa, que é mais adocicada)
1 ramo de salsinha picada
1 ramo de cebolinha picada
1 pedaço de gengibre pequeno picado
Flor de sal e pimenta do reino a gosto
6 colheres de sopa de azeite de oliva
Broto de feijão ou alfafa (para decorar)
Pimenta dedo de moça a gosto

Modo de preparo:

Com uma faca afiada, corte o atum em quadradinhos pequenos, de mais ou menos 1 centímetro, e coloque em uma travessa de vidro ou porcelana. Pique os ingredientes finamente (cebola, tempero verde e gengibre) e reserve. Esprema os limões na travessa do peixe e misture delicadamente, adicione o azeite, a cebola, o gengibre, as alcaparras, o tempero verde e misture novamente.  O segredo do ceviche e o tempo de marinada, pois ele irá incorporar os temperos e ficará com uma textura e sabor deliciosos. Tempere com flor de sal (se nao tiver em casa use o sal comum), pimenta do reino e pimenta dedo de moca picada (sem a semente!) Coloque um plástico filme na travessa e deixe na geladeira por no mínimo duas horas. Para servir, coloque o ceviche em uma taça de martini, que é o charme da receita, e decore com o broto de feijão e uma pimentinha no centro. Um fio de azeite e voi lá! Pronto para servir.

Essa foto não ficou muito boa porque eu estava com tanta vontade de comer que não me preocupei com a produçao. hehe

Esses foram alguns dos pratos servidos pela Duda! Salada verde com tomate cereja e mussarela de buffala;creme de abobora com gengibre; nhoque recheado com queijo e molho vermelho e fetuccine verde com molho branco e camarão. TOP né?

PS: A receita pode ser feita com salmão, fica ótimo!

Gostaram? Espero que dê certo! Obrigada Duda!

Beijos,
Bru Oliveira S.







No Comments

Discussion

Leave a response

wibiya widget