2

Receita de Filé mignon com purê de mandioquinha!

Posted on quarta-feira, 19 de junho de 2013

Bom dia pessoal,

na semana passada foi aniversário do meu irmão e resolvi fazer um jantarzinho para comemorar em família. O prato escolhido foi um dos que mais amamos por aqui: Filé Mignon com um toque de queijo brie, purê de mandioquinha com cebola caramelizada e aspargos salteados. O nome parece complexo mais na verdade a receita é bem fácil de fazer. 

Ingredientes:

1 peça de filé de aproximadamente 1,5 kg
1 pedaço de queijo brie 
1 kg de mandioquinha ou batata baroa
1 pacote de aspargos frescos
1 1 xic de leite semi desnatado
2 cebolas grandes
1 colher de açucar
1 pedaço de queijo parmesão ou grana padano
Azeite de oliva
Sal e pimenta a gosto
1 colher de manteiga

Modo de preparo:

Limpe o filé, tirando a gordura em excesso, e corte em medalhões de aproximadamente 3 cm de largura. Tempere-os com sal e pimenta do reino e reserve. 

Descasque as batatas e coloque em uma panela com água quente e sal, e deixe ferver até que elas fiquem em ponto de purê, tipo molinha. Escorra a água e na própria panela, com um esmagador (pode ser aqueles martelinhos também sabem?) amasse a batata até formar um purê grosso. Paciência, quanto mais você amassar, mais gostoso fica. Conheço pessoas que colocam no liquidificador, mas nesse caso, eu queria aquele purê mais grossinho e rústico, e não muuito liso como fica se você bater. Esquente uma xícara de leite semi desnatado no microondas e vá incorporando pouco a pouco o leite no purê, ele vai ficar mais cremoso e macio. Para finalizar, coloque uma colher de manteiga, pimenta a gosto e queijo parmesão ralado, também a gosto (gosto de muuuito haha). 

Quando finalizar o purê, fatie as cebolas em rodelas finas, e coloque-as para dourar em uma frigideira com azeite de oliva. Quando começarem a dourar, acrescente uma colher de sopa de açucar e mexa,  deixe até ficarem beeem douradas, quase queimando. 

Lave os aspargos frescos e fatie-os em mais ou menos 5 pedaços, descartando a pontinha de baixo (que é dura e com muitas fibras). Os aspargos não tem segredo, coloque azeite em uma frigideira bem quente e deixe por aproximadamente uns 5 minutos, sempre mexendo para cozinharem de forma proporcional. Desligue o fogo e deixe a frigideira fechada com uma tampa, para o vapor terminar o cozimento. Tempere-os com sal e pimenta do reino.

Quase tudo pronto, falta grelhar os filés e montar os pratos. Em um frigideira quente com azeite de oliva, coloque os medalhões e deixe dourar bem dos dois lados. O ponto é à gosto, eu prefiro rosinha dentro, pois a carne não perde o suco e fica mais macia. Enquanto isso, preaqueça o forno a 200 graus. Tire os filés da frigideira, coloque em uma assadeira, e em cima de cada um, uma pequena fatia de queijo brie. O tempo no forno será rápido, apenas até amolecer o queijo. 

Retire a carne do forno e monte o prato da forma que quiser. Olha como eu fiz! 



Espero que gostem!

Beijos,
Bru Oliveira S.



2 Comments

Discussion

  1. Nossa amiga, que de-lí-cia!
    Mal terminei de ler o post, já estava com água na boca!
    Super irei reproduzir a receita!!!!! Desejo. Amo esse purê!

    ResponderExcluir
  2. Ai que coisa deliciosa!!! Simples e maravilhoso. Amei!

    ResponderExcluir

wibiya widget