1

Primeiro dia em Sisaket! New life

Posted on quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A viagem para Sisaket foi longa, em um ônibus bom até, tipo os nossos no Brasil.  Eu consegui dormir pouco nas 10 horas em que viajei, pois minha cabeça só pensava em tudo que me aguardava nessa nova vida. Ficar passeando em Bangkok é moleza, qualquer turista faz. Agora vir para um dos estados mais rurais e simples da Tailândia, para morar em uma casa de família tailandesa e dar aula de inglês, bem, acho que nem todo mundo. Mas as minha expectativa tem sido sempre a melhor, acho que nesses casos, pensar positivo sobre o que te espera é muito importante, afinal, atraímos coisas boas ou ruins com nossos pensamentos. Quando cheguei em Sisaket, fui recebida por duas calorosas famílias, que me abraçaram, pegaram minhas malas, e só faltava me colocarem em um pedestal. Gente, tipo, vou voltar mal acostumada ta? Eles me mimam demaaais aqui! O inglês mais plausível do grupo era claro, da menina mais nova, Mai. Fui levada à um restaurante aparentemente bom da cidade, e comi uma comida muito gostosa. No grupo, estavam a minha host family (família que me receberia em casa), uma outra família com uma das professoras da escola e duas filhas ( dentre elas Mai) e a família do diretor da escola em que eu daria aulas.  Apesar da receptividade eu estava super nervosa, mal conseguia me comunicar com eles e foi um momento que pensei ter feito uma escolha maluca demais para alguém como eu.

Eu, Mé e Pó (mãe e pai) da primeira Host family

Depois do jantar, o momento mais tenso foi conhecer o meu novo lar. Pegamos mais ou menos 1 hora e meia de estrada, aonde só se via pastos verdes e uma vegetação muito bonita, diferente da nossa. Mais tarde fui descobrir que não eram pastos, eram plantações de arroz, muito arroz. hehe A casa da minha host family fica em uma pequena vila entre as plantações, é uma casa grande, com um enorme quintal e muitas galinhas.



Como tradição, sempre tiramos os sapatos para entrar em casa, e fui direto conhecer o meu quarto e deixar as malas. Se tem uma coisa que tem me incomodado por aqui é a sujeira. É como se as coisas tivessem sido abandonadas à meses, e ninguém se preocupasse em limpar. O quarto tinha várias teias de aranha, bichos e mosquitos por todo lado. Mas filha da Maria Angélica que sou, logo pensei, isso aqui vai passar por uma bela de uma faxina!

Meu primeiro quarto já organizado com  a tela que levei hehe

Meu banheiro antes da faxina!
A mãe da família que fiquei tem aproximadamente uns 55 anos, e fez de tudo para eu me sentir bem. Hoje já falo com vocês de outra casa, tive que mudar de família anti ontem pois o patriarca da outro família sofreu um acidente de carro e está no hospital, se recuperando. Essa primeira casa que fiquei tinha uma estrutura bem precária, quem me segue no insta @bruoliveirasilva já sabe do que estou falando. O banheiro não tinha chuveiro nem pia, e o banho era no balde mesmo, à moda antiga. A cozinha também não tinha pia, e tudo é lavado em bacias com água. Apesar do susto, organizei as minhas coisinhas, limpei o quarto e o banheiro e me adaptei. A palavra chave de uma viagem como essa é : adaptação! Sem se adaptar, não dá pra ser feliz nem evoluir.

Plantinhas fofas 

Rua e vista da casa
Meus primeiro dia também foi muito diferente, logo pela manhã fui com a Mé para uma cerimônia de open house! Haha Pensei: uhul bebida e comida de graça e gente animada! Nããão! Haha Esse tipo de cerimônia aqui acontece para abençoar na religião budista um novo local que foi recém construído, nesse caso uma casa que será uma enorme farmácia. Tinha bastante gente quando cheguei, todos sentados no chão, com pernas para trás (não pode apontar os pés para o buddha e monges), fazendo orações que eu não entendia nada, claro. No chão também se encontravam diversos pratos de comidas, frutas e arroz, para oferendar aos monges. Foi muito interessante e saí de lá feliz por ter participado de algo tão diferente e importante para eles. Durante a cerimônia conheci Tee, um tailandês que falava inglês e me ficou me explicando o que cada coisa significava, muito atencioso.

Parte final da cerimônia

Após a cerimônia, passei a tarde em casa. Logo logo coloco tudo sobre os meus primeiros dias na escola e também sobre a casa nova! See you :)


Bru Oliveira S.


1 Comment

Discussion

  1. aguardo ansiosamente os posts que estão por vir. Beijos e boa sorte sua linda!

    ResponderExcluir

wibiya widget